quarta-feira, 4 de maio de 2011

PONTOS DE OXUM


OXUM
Pontos Individuais

 DA AREIA BRANCA
 
Oxum quando canta na beira do rio
Faz o peixe ciscar na areia
É o Caboclo da Areia Branca
Que traz o ouro pra minha senhora
Aieiê
Oxum quando canta na beira do rio
Faz o peixe ciscar na areia
A Aruanda já está em festa
Seu Areia Branca ilumina a terra
Aieiê

 DA AREIA BRANCA

Na beira daquele rio
Tem uma areia branca
Onde passa um cavaleiro
Cavaleiro de Umbanda
Caboclo da beira do rio
Caboclo da beira do mar
Ele vem cavalgando de Aruanda
Vem trazendo sua Umbanda
Pra seus filhos ajudar

 DA AREIA

Na beira do rio verde
Eu vi um caboclo na areia
Pegando peixe miúdo
Pra levar pra sua aldeia
Pontos de Linha

 1.

Olha o barquinho de Cinda
Cinda é quem vem trabalhar
Cinda é Mamãe Oxum, aiêiêo
Cinda é a Cobra Coral

 2.

Oxum estava na beira do rio
Colhendo lírios pro seu Congá
Iluminou lá na pedreira
Os lírios brancos da cachoeira

 3.

Eu sou da mina
Eu sou da mina de ouro
Onde mora mamãe Oxum
Guardiã do meu tesouro
Mamãe Oxum rainha cheia de luz
Cubrai-nos com vosso manto
Rogai por nós a Jesus

 4.

No céu uma estrela vem brilhando
Nas águas o amor refletindo
Aiêiê Oxum
De alegria estou sorrindo
Também nas cachoeiras
Tem a força de Oxum
Oxum é minha mãe
E meu Pai é Ogum aiêiê

 5.

Se minha mãe é Oxum
Na Umbanda e no Candomblé
Aiêiê, aiêiê, minha mãe
Aiêiê, minha mãe Oxumaré
Mas ela vem beirando o rio
Colhendo lírios pra nos ofertar
Aiêiê, aiêiê minha mãe
Orixá desça e vem nos abençoar

6.

Eu vi mamãe Oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírios, lírios ê
Colhendo lírios, lírios á
Colhendo lírios pra enfeitar nosso Congá

 7.

Oxum, Oxum
Oxum é minha mãe
É a rainha do meu congá

 8.

Meu pai me diga quem é
Quem é que vem de Aruanda
É mamãe Oxum, das cachoeiras
Meu pai me diga quem é
Quem é que vem de Aruanda
É mamãe Oxum na lei de Umbanda

 9.

Mamãe Oxum chegou
Na gira dos Orixás
E traz das águas dos rios
Sua mensagem de paz
Mamãe Oxum, malei-me mamãe Oxum
Olhai pros seus filhos da gira
Na fé de meu pai Ogum
Oi gira gira gira
Oi gira e torna a girar
Pra chamar povo de pemba
Na gira dos Orixás

 10.

A água que sai da cachoeira
E vai correndo pelo rio afora
Salve Oxum! Salve Yemanjá
Salve Nanã! Salve a sereia do mar

 11.

Ela é flor de maio
Se a minha mãe é linda flor de maio Arerê
É flor de maio

 12.

Mamãe Oxum dona dos rios e dos lagos
Mamãe Oxum olha nossos lares
Ela vem na banda nos traz felicidades
Mamãe Oxum, quando vai deixa saudades

 13.

No alto da cachoeira
Tem uma gruta do lado de lá
Tem um banquinho de ouro, mamãe
Onde Oxum vai se sentar

 14.

Eu vi mamãe Oxum
Sentada na cachoeira
E ela cantava tanto
Chamava Ogum para jurar bandeira

 15.
ÁGUAS DE OXUM

O rio é de Oxum, aiê-iê-o
O lago é de Oxum, aiê-iê-o
Águas de Oxum, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
Águas de Oxum, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
Água da cachoeira, aiê-iê-o
Força da cachoeira, aiê-iê-o
Água cristalina, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
Águas de Oxum, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
O rio passa na mata, aiê-iê-o
Na pedra uma cascata, aiê-iê-o
Oxóssi e Xangô, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
Águas de Oxum, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
Um vento na campina, aiê-iê-o
O rio corta a campina, aiê-iê-o
Iansã e Ogum, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
Águas de Oxum, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
O rio encontra o mar, aiê-iê-o
Nos braços de Iemanjá, aiê-iê-o
Mãe de Oxalá, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê
Águas de Oxum, aiê-iê-o
Aiê-iê, Oxum, aiê-iê.

 16.

Arerê... arerê mamãe Oxum
Arerê mamãe Oxum! Arerê Oxumaré

 17.

Com sua saia bordada de ouro
E o seu saiote todo rendado
Auê oh minha mãe Oxum auê
Os anjos do céu dizem amém.

 18.

Caiu uma estrela dentro desse Congá
Era uma estrela azul
Era uma estrela bendita
Do manto sagrado da mamãe Oxum

 19.

A Lua vem surgindo
Por detrás da cachoeira
Arerê mamãe Oxum... Arerê Oxumaré

 20.

Oxum linda morena
Pra você eu vou girar
O teu canto de sereia
Agora vai me encantar
Se você inda não sabe
Quem é este Orixá
É Oxum a mãe do ouro
Rainha deste Congá

 21.

Oxum e mamãe Yemanjá
És a rainha do céu, és a rainha do mar
Oxum vem acender os candeeiros
Iluminar nosso terreiro
E a seus filhos abençoar

 22.

Mamãe Oxum, mamãe Oxum
Mamãe Oxum, Nanã
Me leva pras águas claras
Eu quero ver a sereia cantar
Eu quero ver os caboclinhos da areia
Trabalhando pra mãe Yemanjá

 23.

Mamãe Oxum, mamãe Oxum lá do infinito
Ai vem ouvir, ai vem ouvir o nosso pranto
Nós te adoramos com amor e com carinho
Na esperança de sentir o vosso manto
Mamãe Oxum, que vem de Aruanda
Com o divino espírito santo
Vem salvar filhos de Umbanda

 24.

Estrela D’Alva, estrela que brilha
É a mamãe Oxum
É a mamãe Oxum que ilumina
Ilumina a terra, ilumina o mar
Estrela matutina que ilumina esse Congá

 25.

Eu fui na cachoeira chorando
Levava comigo uma dor
Ela surgiu dentre as águas
Olhando me disse assim
“Não chores meu filho querido
Pois sempre ao seu lado estarei”
Ela me deu uma rosa
E entre as flores desapareceu
Arerê! Arerê!
Arerê mamãe Oxum olha eu

 26.

Salve a Estrela Guia
Salve o Cruzeiro do Sul
Salve nossa Mãe Santíssima
E o manto sagrado de Mamãe Oxum

27.

Nas águas serenas da lagoa
Uma estrela apareceu
E foi como num sonho
A estrela desapareceu
Eu seu lugar eu vi
A deusa das águas aparecer
Formou-se arco-íris
Eu gritei para ele me valer
Oxum, Oxumaré venha me socorrer

28.

Oxum, teu nome eu trago
Na palma de minha mão
Oh! Oxum, teu filho roga
De ti muita proteção

 29.

Eu vi, eu vi Nanã, eu vi Oxum na beira do rio
As aves cantam ao romper da Aurora
É Mamãe Oxum que vai chegar agora

 30.

Foi na beira do rio aonde Oxum chorou
Chora iêiêiêô, choram os filhos seus

Subida de Oxum

 1.

Mamãe Oxum
Salve a banda da senhora
Mamãe Oxum
Aiêiê já vai embora

 2.

O rio que te trouxe
É quem te leva pro mar
Auê, auê, auê seu canzuá

 3.

E vai, vai, vai
E vai beirando o rio
E vai mamãe Oxum
Para todo mal levar

Nenhum comentário:

Postar um comentário