terça-feira, 12 de outubro de 2010

CHAKRAS

Chakra do Sânscrito significa Roda, círculo, são centros magnéticos de força existentes no corpo humano, que estão localizados na extensão da coluna vertebral, sendo o número de sete principais centros.

Muladhara Chakra sua luz é o vermelho.

Tradução: Centro-raiz.
Localização: Kanda, entre a terceira e quarta vértebras coccígeas, na extremidade inferior da medula espinhal, sede de Kundalini, no períneo.

Swaddhisthana Chakra de luz laranja.

Tradução: Seu próprio controle.
Localização: Entre a quarta e quinta vértebras sacrais, raiz dos órgãos genitais.

Manipura Chakra de cor amarela.

Tradução: Jóia Brilhante.
Localização: Na quarta vértebra lombar, no umbigo.

Anáhata Chakra sua luz é o verde.

Tradução: Assento Cardíaco.
Localização: Sobre o coração, na sexta vértebra dorsal.

Vishuddha Chakra de uma luz azul celeste.

Tradução: Purificador.
Localização: pomo de adão, garganta, entre a quarta e quinta vértebras cervicais.

Ajña Chakra de cor anil ou violeta, também chamado de terceiro olho.

Tradução: Visão frontal.
Localização: intercílio, no bhumádhya.

Sahasrara Chakra suas cores são o violeta e o dourado.

Tradução: Aquele que tem mil pétalas. Portal de Brahman.
Localização: Glândula pineal. Crânio: fontanela entre o osso frontal e o parietal; cérebro: fissura central ou entre o lóbulo frontal e o parietal.

20040804-chakras.gif                  


Coronário
- Localização: na moleira, no alto da cabeça. Está relacionada com a glândula pineal.
- Cor: Violeta
- Função: uma das mais importantes é vitalizar o cérebro, que consome muita energia "alimentando" os neurônios. Regem a troca de energia com o universo, consciência cósmica, espiritualidade, integração cósmica e consciência pura.

Frontal
- Localização: entre as sobrancelhas, está relacionado à glândula hipófise.
- Cor: Anil
- Função: vitaliza a região dos olhos, visão e nariz. Desenvolve a clarividência. Este é o chakra do conhecimento, responsável pela atenção, força de vontade, poder de raciocínio, síntese e interesse pelo novo. Quando em equilíbrio, a pessoa sente-se encaixada no aqui e agora e tem a intelectualidade equilibrada. Quando em desequilíbrio, causa intelectualismo frio, ego exagerado, apego aos estudos etc. Pode causar problemas de rinite e visão.

Laríngeo
- Localização: fica na base do pescoço e está relacionada à glândula tiróide.
- Cor: azul
- Função: Rege a expressão verbal e corporal, a criatividade, comunicação, fluência e a realização profissional. Quando está em desequilíbrio, causa medo de se expor, falta de maturidade para conviver com críticas externas e problemas físicos com a boca, faringe e laringe. Este chakra está, constantemente, sobrecarregado porque, por meio da palavra, expressamos energias nem sempre positivas de nossa mente e coração.

Cardíaco
- Localização: fica no centro do peito, próximo ao coração e está relacionada à glândula timo. Vitaliza toda a área cardiorespiratória.
- Cor: verde
- Função: rege as trocas afetivas, compaixão, alegria, sentimentos nobres, educando nossas emoções. Em desequilíbrio causa rancor, egoísmo, dificuldade em perdoar, inibe as relações afetivas e pode causar problemas cardíacos e imunológicos. O que mais enfraquece este chakra é a magoa e os ressentimentos. Fortaleça o chakra com boas risadas, amor e alegria.

Umbilical
- Localização: fica 3 cm acima do umbigo e está relacionado com o pâncreas. Vitaliza todo o sistema digestivo
- Cor: amarelo
- Função: é considerado o chakra central e é responsável pelo equilíbrio e distribuição de energia para todo o sistema e pelo equilíbrio entre mente e corpo. Este chakra está relacionado com as emoções mais densas e inferiores, como os desejos, preocupações, agressividade, raiva e etc. Em desequilíbrio pode causar úlceras e gastrites, além de disfunções psicológicas, como o medo de agir e a indecisão. É um chakra muito sensível às energias negativas de ambientes e pessoas.

Sacro
- Localização: fica na região pubiana e está relacionado às glândulas sexuais, vitalizando a sexualidade e atraindo o sexo oposto.
- Cor: laranja
- Função: Está ligado à reprodução humana, criatividade e poder de criação. Quando em equilíbrio causa harmonia da essência vital, das sensações e do prazer físico e sexual. Em desequilíbrio provoca medo da troca sexual, repressão dos instintos, vergonha do corpo e falta de auto aceitação.

Básico
- Localização: fica na região do períneo e sua boca está voltada para o chão. Está relacionado às glândulas supra-renais, que vitalizam o corpo físico.
- Cor: vermelho
- Função: quando em equilíbrio, este chakra traz vontade de viver, ânimo para concretizar as coisas no mundo material. Nos faz sentir confortável no plano físico, nos aterra, nos ajusta no dia-a-dia e na sociedade. Em desequilíbrio pode ocasionar medo de viver, falta de disposição, alienação ou extremo apego às coisas matérias ou dificuldades de lidar com elas. 
Como cada chakra corresponde a determinados sistemas físicos e a seus órgãos existem mantras que podem ser entoados para a harmonização destes...

Meditando sobre este chakra surge o desejo , experiências e informações agindo como força motivadora, um ímpeto básico para o desenvolvimento individual.


O Chakra do Sacro - SVADHISTHANA
COR: Laranja - Nota: Ré - Som: VAM

O Chakra do Plexo Solar - MANIPURA
COR: Amarelo - Nota: Mi - Som: RAM

O Chakra do coração - ANAHATA
COR: Rosa ou Verde - Nota: Fa - Som: YAM

O Chakra da garganta - VISHUDDHA
COR: Azul - Nota: Sol - Som: KAM


O Chakra do terceiro olho - AJNA
COR: Violeta ou Índigo - Nota: La - Som: ÖM

O Chakra coronário - SAHASRARA
COR: Violeta - Nota: Si - Som: Potencial Total


chakras.jpg

Ao falar em chakras não tem como falar em mantras pois as duas coisas estão intimamente ligadas:

mantra:
Certos sons produzem diferentes conjuntos de vibrações no éter. Alguns destes, de freqüências baixas produzem reações e formam partículas de matéria, dando origem a formação de elementos. Como o microcosmo é a representação do macrocosmo, desvendando-se os segredos do micro pode-se conhecer os do macro.

Milhares de anos atrás os sábios e os yogis meditavam nas cavernas onde reinava o silencio absoluto. Retrairam suas mentes dos sons do corpo físico, focalizando-as nos centros de energia sutil, que chamamos de sete chakras. Estes sábios ouviram 50 diferentes vibrações dos 7 chakras e traduziram-nas através das cordas vocais, em 50 letras, dando origem ao alfabeto da língua Sânscrito

O som de cada letra tem certa energia que ajuda controlar a performance (rendimento e atividade) dos determinados centros energéticos chamados de Chakras

:arrow:
Rudra - o aspecto masculino da transmutação ou transformação.

:arrow:
Shaktirúp - o aspecto feminino da transmutação ou transformação.

:arrow:
Vishnu - o aspecto masculino da proteção e preservação.

:arrow:
Shakti - o aspecto feminino da proteção e preservação.

:arrow:
Rishi - o nome do sábio que está associado a letra e suas qualidades.

:arrow:
Chanda - o contexto musical que o alfabeto representa.

:arrow:
Bija - semente (como a semente de manga contém uma árvore de manga, assim, as letras contêm em si a entidade que representam, como a letra "ga" é semente do Ganesh ou Ganpati).


mantra são representações das seqüências definidas do som que, para produzir o efeito desejado, devem ser pronunciadas corretamente e seguindo as regras da música – o sur (escala) e ritmo.


AO pronunciar os mantras, certas vibrações sonoras são geradas e com a prática contínua ,criam o poder de trazer as energias da respectiva divindade dentro da pessoa. Quando a pessoa tem domínio sobre o mantra, o praticante recebe o poder que supostamente reside na divindade.
Para cada mantra existe um rishi (criador) e um Deus (entidade).
A palavra mantra significa: fórmula sagrada. Literalmente Man em sânscrito quer dizer mente (o revestimento da mente), em sentido amplo e Tra significa disciplinar, então, mantra seria disciplinar a mente.

Vale lembrar:

Os mantras não são fórmulas mágicas nem meras sentenças com ou sem lógica. Eles ligam de maneira muito especial, os aspectos subjetivo e objetivo da realidade.


Exemplo:

Cada entidade tem vários aspectos, ex: Shiva e Vishnu tem 1000 nomes diferentes representando cada aspecto.
Shiva tem conotação básica de destruição e transmutação.
A destruição se torna necessária nos vários casos, desde o plano físico até no mais elevado plano espiritual, desde afastar a morte ou doenças, até a destruição de certas emoções, que são obstáculos na evolução espiritual, nestes casos ele passa a ser Rudra ou Shankar.
O Vishnu tem conotação de bem estar e felicidade, mas ele manifestou-se como Rama e Krishna, para aniquilar o Ravana e Kouravas que eram representantes do mal. 
Mantra, Yantra e Tantra são complementos um do outro e todos juntos formam um meio de estabelecer a sincronização com uma entidade divina.
O yantra é a imagem pictorial da entidade e o tantra é a conduta e disciplina que se deve seguir.exemplo de yantra:
yantra de Kali
yantra tem som, tato e forma. Um yantra consagrado tem vibrações, se não está dentro do alcance dos nossos ouvidos, é indiferente.
Um yantra sempre emite energia como uma imagem de uma deidade. Uma oração simbólica ou sem emissão de som também tem efeito.
Estes são praticados para receber o auxílio divino de qualquer natureza, seja de ordem física, espiritual, material ou psíquica.


"Tan" em sânscrito significa corpo que é derivado dos cinco elementos, e "tra" significa dominar, então o tantra seria dominar o corpo e extensivamente domínio sobre os cinco elementos.

A seguir temos alguns bíj mantras e os significado deles.
SHRIM
SH Mahalaxmi
RA Riquezas
Í S atisfação
M Felicidade.
A deusa das riquezas Mahalaxmi me proporcione satisfação e felicidade.

HROM

HR Shiva
O Abençoar
M Felicidade divina

DÚM
D Durgá
Ú Proteger
M Dar

KLÍM
KA Kám(desejos sensuais)
LA Indra
Í Satisfação
M Dar

GLOM
GA Ganesh
LA Amplitude
O Brilho
M Felicidade divina

STRÍM
SA Durgá (aspecto feminino)
TA Livrar
RA Nirvana
Í Máyá
M Felicidade divina

Os bíj mantras e as respectivas entidades:

KRÍM Mahakali
HRÍM Shakti
GAM Ganapati
HUM Shiv (bem estar)
SHAM Shankar (destruidor do mal)
FROM Hanuman
DAM Vishnu
YAM Fogo
LAM Terra
RAM Água

exemplo de mantra :



GAYATRI MANTRA

Om bhurbhuvah svah tatsaviturvarenyam, bhargo devasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayat.
Om bhurbhuvah svah

 Maha Mritunjaya mantra
om hrom om jum sah bhurbhuvah svah
om tryambakam yajamahe, sugandhimpushtivardhanam
urvarukamiva bandhanan mrityormuxiya mamritat
bhurbhuvah svarom jum hah hrom om 

Este mantra afasta qualquer tipo de doença e perigo de morte. O praticante deste mantra nunca vai sofrer um acidente grave ou fatal. Este mantra é considerado um dos mais queridos de Shiva.

Shakti - a energia da criação do universo na sua forma microcósmica tem sua sede no múladhar chakra. Ela fica aqui adormecida na forma de serpente dando duas voltas e meia. Através de Bíja Mantras esta energia pode ser ativada e elevada, atravessando os seis chakras até o último chakra- Sahasrára. Este processo chama-se, Kundalini Jagarana - Acordar a Kundalini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário