domingo, 19 de agosto de 2012

Quem tem medo de mandinga não carrega patuá





Ou quem não pode com Mandinga Não carrega Patúa 
Ai está uma frase que escutamos constantemente na Umbanda. Vamos analizar esta frase.
Nos tempos de escravidão chegaram negros vindos da distante África, e como sabemos o continente africano é muito vasto e por esta razão é habitado por diversas etnias, bantos gêges, nagôs, yorubas, angolanos, zulus etc.. etc.... no meio destes povos veio um em especial que eram os Mandingas, porque especial, pois vieram de uma parte da África que fica no lado oriental do continente, tinham ensinamentos islâmicos eram portanto Mulçumanos possuíam o saber de ler e escrever.
Os senhores da fazenda e feitores sabendo disso colocavam estes Mandingas em destaques, colocavam para trabalhar em serviços na casa da fazenda como cozinheiras e trabalhadores braçais pois pegavam confiança nos mesmos e vice versa, estes Mesmo Mandingas carregavam consigo o alcorão e como é sabido eles tem determinadas horas no dia que fazem suas orações voltado para Meca, muitos deles possuíam um cordão amarrado ao pescoço com um pequeno saquinho de pano pendurado ao mesmo dentro deste saquinho eles colocavam escrito em um papel uma oração, escrito na língua árabe e quando iam fazer a oração eles liam este papel, davam o nome de patuá a este pequeno saquinho.
Quando havia fuga na fazenda o feitor chamava o capitão do mato, que muita das vezes era um Mandinga ele pegava o cavalo e saia a cata do negro fujão encontrando o negro ele trazia de volta ao dono do dito escravo.
Muitos dos negros fujões de outras etnias carregavam um patuá falso para poder enganar o capitão do mato, mas acontecia justamente o contrário Mandinga protege Mandinga, e o que acontecia quando o capitão do mato encontrava um negro fujão com um patuá ele obrigava o mesmo a tirar a oração e ler, se era um verdadeiro Mandinga não havia problema o capitão do mato deixava-o em paz, mas se não sabia ler ele não trazia de volta matava o negro fujão ali mesmo pois não era permitido enganar um Mandinga ou querer se passar pelo mesmo pois a frase certa é ‘ QUEM TEM MEDO DE MANDINGA NÃO CARREGA PATUÁ’ e não a contrario.

Um comentário: