quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

20 DE JANEIRO DIA DE OXÓSSI


Em janeiro a Umbanda comemora com festas e louvações um dos orixás mais cultuado por seus adeptos e seguidores: OXÓSSI!
Ele é o patrono da linha dos Caboclos e Caboclas da Umbanda assim como é tido como o guardião divino dos mistérios vegetais, que vão desde as raízes até as sementes.
Em seu culto tradicional no Candomblé Oxóssi tem toda uma fundamentação, que difere em alguns pontos com a que recebeu na Umbanda, mas isto não diminui sua divindade e sim a engrandece ainda mais porque o popularizou de tal forma que até quem não é seguidor de algum culto afro brasileiro o conhece.
Em função do sincretismo desenvolvido durante o período da escravidão, onde seus cultuadores não podiam pronunciar seu nome em Yorubá senão seriam castigados, ocultaram-no por traz da imagem de São Sebastião e daí em diante esse santo cristão e católico tornou-se um dos mais cultuados no Brasil.
Na umbanda, em seu inicio, logo Oxóssi destacou-se porque os caboclos que davam seus pontos cantados aludiam a ele como o Pai das Matas, o protetor dos fracos e oprimidos, o cortador de demandas, o propiciador de curas milagrosas com suas ervas sagradas e o encaminhador de espíritos sofredores.
Tantos são os auxílios prestados pelos Caboclos(as) que essa linha de trabalhos espirituais destacou-se desde o inicio da Umbanda, já com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, o Espirito fundador da Umbanda, realizando trabalhos miraculosos que impressionavam quem os assistiam
ou por eles eram beneficiados, chegando ao relato de uma ressuscitação. E foi o que fez Pai Zelio de Morais e a imensa legião de Caboclos que acompanhavam o Caboclo das Sete Encruzilhadas, não desanimando nunca, mesmo vendo que o crescimento descontrolado da Umbanda, que fugiu ao controle deles, trouxe para dento dela os oportunistas, os exploradores, os charlatães, os embusteiros, os falsificadores da verdade, os desvirtuadores e os deturpadores daquilo que eles praticavam e pregavam como UMBANDA.
Mas a tudo OXOSSI tem visto e no tempo certo tem mostrado a cada um deles os seus erros e a causa de suas quedas espirituais, quedas essas devido não seguirem o que os altivos caboclos ensinam e praticam: a CARIDADE!
SARAVÁ OXÓSSI, SARAVÁ TODOS OS CABOCLOS E CABOCLAS DA UMBANDA!

Por: Pai Rubens Saraceni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário