O REZADOR
Apesar da resistência da ciência oficial, a atividade muitas vezes impressiona pelos seus efeitos, atribuídos pelos cientistas por um componente subjetivo que é a fé daqueles que se submetem à cura.
Ao contrário dos curandeiros charlatães e outros aproveitadores, o Benzedor em geral é alguém da própria comunidade e que recebeu os ensinamentos dos antigos sempre de forma oral - razão pela qual não há registros sobre eventuais fórmulas, bem como mantêm em segredo a oração que proferem - geralmente não cobrando por suas atividades (embora nada obste que o faça).
Origens
Os rezadores são típicos das regiões remotas, onde os médicos são escassos, os remédios alopatas inacessíveis. A origem nos pajés indígenas é patente - sendo que na Região Amazônica ambos os conceitos são sinônimos - com a aplicação de elementos próprios da religião cristã.
Mesmerismo e magnetismo segundo o Espiritismo
Para o Espiritismo o Benzedor está intuitivamente aplicando os princípios do "magnetismo espiritual", cujo estudo científico iniciou-se no século XVIII com Mesmer.
Como a radilologia magnética é hoje importante instrumento de diagnóstico médico, com o uso da ressonância magnética, os espíritas consideram que essa utilização nada mais seja do que um rudimento de captação e tratamento.
Fonte wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário