terça-feira, 28 de setembro de 2010

O QUE É ORAÇÃO

http://malucoporjesus.files.wordpress.com/2010/08/jesus-cristo-orando-espirito-santo-de-deus.jpg?w=400
            "A oração", diz ‘Abdu’l-Bahá, "é a conversação com Deus". A fim de tornar conhecida aos homens a Sua Mente e Vontade, Deus lhes deve falar numa língua que eles possam compreender, e isso Ele faz pela boca de Seus Santos Profetas. Enquanto fisicamente vivos, esses Profetas conversam com os homens face a face, transmitin- do-lhes a Mensagem de Deus. Depois de morrerem, Sua mensagem continua a penetrar a mente humana através de Seus dizeres registrados e de Seus Escritos. Não é essa, porém, a única maneira pela qual Deus lhes possa falar. Há uma "linguagem do espírito", que é independente da palavra falada ou escrita, pela qual Deus se comunica com aqueles cujos corações buscam a verdade, inspirando-lhes onde quer que estejam, e seja qual for sua raça ou língua. Nessa linguagem o Manifestante continua a manter a palestra com os fiéis depois de Sua partida deste mundo material. Após a crucificação, Cristo ainda conversava com Seus discípulos e lhes inspirava. De fato, Ele os influenciou mais fortemente do que antes e o mesmo tem sucedido com outros Profetas.
            Muito diz ‘Abdu’l-Bahá sobre essa linguagem espiritual, como, por exemplo:
            "Devemos falar na linguagem do céu, do espírito, pois há uma linguagem do espírito e do coração. É tão diferente da nossa como a nossa o é dos animais, que se exprimem apenas por gritos e sons. É a linguagem do espírito que fala de Deus. Quando na hora da prece nos libertamos de todas as coisas externas e nos voltamos para Deus, então é como se no coração ouvíssemos a voz de Deus. Sem palavras falamos, nos comunicamos, conversamos com Deus e ouvimos Sua resposta... Todos nós quando atingimos uma verdadeira condição espiritual, podemos ouvir a Voz de Deus."
- De uma palestra registrada por Miss Ethel J. Rosenberg.
 
             "A oração é a água da vida; anima a existência e traz à alma boas novas e júbilo. Tu deves atender a isto o mais que puderes, e convidar os outros à oração e à súplica...  Perguntaste o que deverias fazer, de que maneira orar, a fim de ser informado dos mistérios de Deus. Deves orar com teu coração atraído e teu espírito extasiado pelas boas novas divinas. Assim as portas do reino dos mistérios abrir-se-ão diante de ti, e virás a compreender a realidade de todas as coisas...
            "Que é oração, atitude ou palavra? É tanto atitude como palavra; depende do estado da alma. Assemelha-se a uma canção: – ambas – música e palavras, fazem a canção. Algumas vezes é a melodia que nos comove; outras vezes, é a palavra...
            "A súplica é tão eficaz que nos inspira durante todo o dia com ideais elevados, e torna serenos e santos nossos corações. Devemos ser sensitivos à música da prece; o coração deve sentir seu efeito, e não ser como um órgão do qual possam surgir as mais suaves melodias sem que nele mesmo seja produzida a consciência da sensação..."
- ‘Abdu’l-Bahá
http://img377.imageshack.us/img377/3793/gifbarra12fw1.gif
FONTE ORAÇÃO ONLINE

A ORIGEM DA SIMPATIA

http://osalves.files.wordpress.com/2009/08/gato_preto1.gif?w=250&h=208Causa-Conseqüência

O termo deriva de "simpático", no sentido de "semelhante", e baseia-se na idéia primitiva de causa/conseqüência não necessariamente interligadas de forma racional. Ou seja, se um fato A antecedeu um fato B então A torna-se a causa de B, mesmo que não haja qualquer conexão entre A e B. Por exemplo, se uma pessoa entrava em um bosque com o sol a pino e sofria um acidente e isso ocorresse mais de uma vez, surgia a superstição de que era perigoso entrar naquele bosque com o sol a pino. Mas se algumas pessoas entravam no bosque com o sol a pino e por acaso estavam utilizando uma peça de roupa vermelha, surgia a simpatia de colocar um pano ou outra peça vermelha nas pessoas que teriam de entrar no bosque naquela hora, isso com o propósito de proteção. A simpatia é usada por "bruxas" "ciganos"e principalmente por "jovens". Os jovens costumam fazer simpatias para aranjar namorado(A),afastar males etc...

O que é simpatia

Simulação de características de animais ou plantas. Por exemplo, se um gato enxerga bem à noite, então um amuleto feito com os olhos de um gato, ou ao menos no formato de um olho de gato, poderá fazer seu portador ver bem na escuridão, tal como o gato.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYIOYJYIDlPD6frL5RfoqBnQpoNIABgHssaI9UfGDG42nRg1nSGV1r3xRgawRi5LvLkrpFKhLd_4MWdb31TyUcS8BUOShjqGghnISLbF4tAUkuuSggyL2Uzz_jjyt4f5lA3P69qMsbHw4/s1600/061008_gato-preto.jpg 



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ORIGENS DO BENZEDOR OU REZADOR

                                      O REZADOR             https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYKhzBvPwUvkzNTrJJTeDU8kVBtmKw6Ia4OfIVl-lDW09nm5oKYbY9RgHTVmjzHiddeKQ4amC2KBzb_thcaNz_FLmPAlwKQuJU1w9ONQv2Wh4XSJQa0gA6VhA1trg5eKIwgb8YRMhGHCY/s400/ni5.jpg

Apesar da resistência da ciência oficial, a atividade muitas vezes impressiona pelos seus efeitos, atribuídos pelos cientistas por um componente subjetivo que é a fé daqueles que se submetem à cura.
Ao contrário dos curandeiros charlatães e outros aproveitadores, o Benzedor em geral é alguém da própria comunidade e que recebeu os ensinamentos dos antigos sempre de forma oral - razão pela qual não há registros sobre eventuais fórmulas, bem como mantêm em segredo a oração que proferem - geralmente não cobrando por suas atividades (embora nada obste que o faça).

Origens


Os rezadores são típicos das regiões remotas, onde os médicos são escassos, os remédios alopatas inacessíveis. A origem nos pajés indígenas é patente - sendo que na Região Amazônica ambos os conceitos são sinônimos - com a aplicação de elementos próprios da religião cristã.

Mesmerismo e magnetismo segundo o Espiritismo


Para o Espiritismo o Benzedor está intuitivamente aplicando os princípios do "magnetismo espiritual", cujo estudo científico iniciou-se no século XVIII com Mesmer.
Como a radilologia magnética é hoje importante instrumento de diagnóstico médico, com o uso da ressonância magnética, os espíritas consideram que essa utilização nada mais seja do que um rudimento de captação e tratamento.
http://epoca.globo.com/edic/298/reza06.jpg


Fonte wikipédia

A VASSOURA DA BRUXA

A VASSOURA DA BRUXA

Como a Bruxa Ganhou a Vassoura
A imagem tão familiar hoje em dia de uma bruxa 
estava atravessando
os céus noturnos em uma vassoura fez sua primeira aparição
pública numa ilustração do século XV, no manuscrito Le 
Champion des Dames (O Campeão das Damas), 
do escritor suíço Martin Le Franc.
Porém, as conotações mágicas das vassouras são muito mais
antigas do que este desenho. 
Há muito as vassouras têm sido associadas à magia feminina
e a mulheres poderosas. A certa altura transformaram-se no 
equivalente feminino do cajado mágico usado
por Moisés para abrir o mar Vermelho.
Parteiras sagradas da antiga Roma varriam as soleiras
das casas das parturientes, acreditando que assim 
espantariam os maus espíritos, afastando-os das mães
e de seus bebês. Desde então, as vassouras foram
revestidas de um poder simbólico para questões mundanas 
e grandiosas. Até bem recentemente, em certas regiões da
Inglaterra, as mulheres deixavam suas vassouras do
lado de fora ao ausentarem-se de casa. Alguns estudiosos 
supõem que a idéia por trás dessa prática era deixar um 
símbolo da dona-de-casa, para salvaguardar o lar.
No país de Gales e entre os ciganos, a tradição determinava que,
para selar os casamentos, os noivos deviam pular uma vassoura
colocada na entrada da nova casa (Casais de feiticeiros modernos
saltam sobre a vassoura como parte da cerimônia de casamento
Wicca, chamado pacto)
Como símbolo de um passado pagão, a vassoura despertou
hostilidade particular entre os cristãos caçadores de bruxas. 
Mas, contrariando a crença popular, poucas das confissões
forjadas durante os julgamentos das bruxas mencionavam
vassouras. Uma exceção é o relato de Claudine Boban, 
uma garota quem em 1598 revelou que "ambas, sua mãe
e ela, haviam montado em uma vassoura de gravetos e voado
pela chaminé, atravessando os ares rumo ao sabá" Embora 
os acusadores costumassem enfiar idéias nas cabeças
de suas vítimas, a imagem da vassoura voadora não era
comumente adotada nos tribunais. Contudo, esse conceito permaneceu
e é agora um ícone inseparável da bruxa.